Quando a assistente social Ana Lúcia Garrido esteve na Policlínica Regional de Escada pela primeira vez, as dúvidas sobre o atendimento eram inúmeras. “Não sabia direito como funcionava, mas me surpreendi com a possibilidade de eu mesma poder agendar meus atendimentos pelo aplicativo”, lembra.
Hoje, após dois anos de operação, Ana Lúcia conta que a policlínica fez a diferença na vida dela e de toda a comunidade. “Resolvi fazer a carta em agradecimento a todo o carinho e competência que encontro aqui na Policlínica de Escada. Sempre fui muito bem atendida por uma equipe maravilhosa, tendo a possibilidade de ter acesso a diversas especialidades médicas”, completa.
Assim como Ana Lúcia, nos últimos dois anos a Policlínica Regional de Escada, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), assegurou assistência de excelência para milhares de baianos, ultrapassando a marca de 500 mil atendimentos.
Desde a sua inauguração, em junho de 2022, a Policlínica de Escada realizou um total de 504.436 atendimentos, sendo 427.859 procedimentos com finalidade diagnóstica e 76.577 consultas. Em 2023, foram realizados 230.608 atendimentos, contribuindo para amenizar a baixa cobertura da Atenção Primária de Salvador, tendo em vista a falta de médicos especialistas na rede municipal.
“A marca de 500 mil atendimentos na Policlínica de Escada é um marco que representa mais do que apenas números. Ela simboliza o resultado de um trabalho feito a muitas mãos, um esforço coletivo que envolveu dedicação, planejamento e compromisso com a qualidade em cada atendimento realizado”, afirma o diretor na unidade, Heder Silva.
A Policlínica Regional de Escada oferece consultas em anestesiologia, angiologia, cardiologia, coloproctologia, endocrinologia, gastroenterologia, cirurgia-geral, ginecologia, otorrinolaringologia, mastologia, além de avaliações com a equipe de enfermagem.
No local, a população também tem a possibilidade de realizar exames como ultrassonografia, ultrassom, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, tomografia, eletrocardiograma, teste ergométrico, videolaringoscopia, biópsia mamária, endoscopia digestiva alta, colonoscopia/retossigmoidoscopia, histeroscopia, citopatológicos e colposcopia. Procedimentos que necessitam de contraste são acompanhados por profissionais médicos, com resultados entregues em até oito dias. Além da sala do pé diabético com acompanhamento da equipe multiprofissional.
Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, destaca a resolutividade das policlínicas, modelo que vem sendo implantado em toda a Bahia. “A Policlínica de Escada é um caso de sucesso, os mais de 500 mil atendimentos mostram que esse é um modelo que deu certo e conta com a adesão da população. Nas policlínicas é possível resolver diversos problemas de saúde, sem a necessidade de o paciente sair da sua região, exemplificando de forma simples o que chamamos de regionalização da saúde”, explica.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante agendamento digital ou por telefone. Os interessados podem acessar os serviços pelo SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo) e pelo telefone 0800 071 5353, realizando o cadastro e enviando os documentos necessários.
Fonte: Ascom/Sesab